Seguidores

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Retrato do Família




Encontrei esta imagem no face para ser compartilhada e achei tão legal que resolvi partilhar aqui também.

Normalmente quando vamos procurar uma foto de família, recorrermos àquela que traz todos os nossos entes queridos na sua melhor versão, àquela onde todos se encontram lindos, os mais perfeitos possível, e nem sempre condiz com o que de fato é.

Mas Família, qual o significado isso tem para você? 

Para cada pessoa, seu significado é diferente,  podemos dizer, que de uma forma geral é um conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco entre si ou mesmo vivem na mesma casa, formando um lar. 

É na Família, onde a boa educação deve ser promovida, onde os filhos devem aprender valores morais e sociais, que serviram de base para sua vida. Neste ambiente familiar deve haver harmonia, afeto, proteção, todas àquelas coisinhas gostosas de se ter e receber de alguém, é onde deve haver todo tipo de apoio necessário para resolver aqueles conflitos que não são muito agradáveis, na verdade é o lugar onde deveríamos nos sentir totalmente seguros. 

Hoje com toda a mudança ocorrida na nossa sociedade, nos deparamos com algumas transformações sociais e culturais, que proporcionam a existência de diferentes estruturas familiares, rompendo com o modelo familiar tradicional, que normalmente é formada por, pai, mãe, filhos, que é a chamada nuclear ou elementar. 

Citamos abaixo algumas estruturas familiares, sendo eles: 

Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.
Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.
Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.
Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.
Outros conceitos de família são:
Família Real: constituída pelo soberano (um rei ou uma rainha) e todos os seus descendentes. Os membros de uma família real são figuras importantes e gozam de determinados privilégios na nação que representa.
Sagrada Família: constituída pela tríade cristã representada na Bíblia Sagrada por Jesus, Maria e José.

Fonte: http://www.significados.com.br/familia/ - acesso 13 jul/12




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...