Seguidores

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mito de Atlas




Eu estava bisbilhotando uma coisa na internet, e acabei encontrando outra, trata-se desse desenho acima, achei o desenho simples e super bacana, ele me remeteu ao Mito de Atlas.


Fui pesquisar da onde vinha a imagem, é claro, afinal, os créditos são de quem a fez. Bom, acabei indo parar em um site do Colégio Bandeirantes, e foi muito bacana, porque eles estão trabalhando a sustentabilidade. Lendo um pouco sobre o que me levou a ele - o desenho, quem postou, estava falando a respeito da logomarca, que eles deveriam criar para o projeto, o legal de tudo isso é que ele(s), cita exatamente o mito de Atlas, e as pesquisas que eles tiveram que fazer até chegar ao resultado que queriam.

É claro que este não é o resultado final, que eles chegaram, mas a ideia é fantástica. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto, e como ficou a logomarca, criada pelos alunos do Colégio Bandeirantes, pode acessar o link que encontra-se abaixo.

Voltando ao Mito de Atlas, que é o que eu quero abordar aqui, eu assisti a um documentário na TV, que relatava sobre os 12 (doze) trabalhos de Hércules, e o trabalho mais difícil para ele, seria quando chegasse ao Monte Altas, na África, colher as maças de ouro ou pomos de ouro, como ele iria colhê-las? Quando no Monte Atlas ele chegou, sabia que somente Atlas poderia realizar tal tarefa, mas como Hércules poderia afastar Atlas de seu posto ou mesmo, como sustentar o peso do céu, durante sua ausência?

Hércules então combina com Atlas que irá segurar o mundo em seus próprios ombros enquanto ele vai buscar as maças, quando Atlas retorna, com uma certa insistência de Hércules, Atlas dá os frutos que colheu a Hércules e reassume o seu posto, segurando o mundo em seus ombros, deixando Hércules partir com seus pomos.

Mas quem era Atlas afinal? Atlas que também era chamado de Atlante, foi um titã  que fizera guerra aos deuses e, após sua derrota, foi condenado por Zeus a sustentar nos ombros o peso dos céus para sempre.


Atlas é sempre retratado sustentando um globo sobre os seus ombros, foi aliviado por um momento quando Hércules realiza um de seus trabalhos como cito anteriormente, mas após o cumprimento desta tarefa ele volta a carregá-lo novamente.

Em uma das versões  existentes, Atlas é libertado de seu fardo e torna-se guardião dos pilares de Hércules.



Fonte:

- BUFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia - Histórias de deuses e Heróis. Tradução David  Jardim. 34a edição, 5a reimpressão. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

http://sustentabilidade.colband.net.br/tag/sustentabilidade/  acesso 13 jul/12

http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/search/label/Mito%3A%20Atlas%20e%20o%20excesso%20de%20tarefas   acesso em 13 jul/12

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atlas_(mitologia)    acesso em 13 jul/12

imagens retiradas da internet - acesso em 13 jul/12



Um comentário:

  1. Estou fazendo um trabalho sobre representabilidade de mundo e encontrei seu blog. Um texto bastante interessante, mas se você verificar, em determinado momento você afirma que Atlas sustenta o céu e mais adiante escreve que sustenta o mundo. Uma coisa é sustentar o céu e outra é sustentar o mundo. Ao sustentar o céu ele teria a terra para se apoiar; ao sustentar o mundo, onde se apoiaria? Existe um problema complicado nesta representação. A imagem do poster representa Atlas sustentando um globo, mas este representa a esfera celeste. Para encurtar, o problema é que tanto a escultura quanto a afirmação de Atlas sustentar o mundo não representa a verdadeira imagem de Atlas contida na mitologia grega. Estas imagens criam um problema: imagine um grego escrevendo que Atlas sustenta o mundo pisando no nada! Por que será que esta é a imagem que nos passam de Atlas e nós assimilamos com tanta facilidade sem questionamentos?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...