Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CRIATIVIDADE


Nos meus passeios pelo Youtube encontrei este vídeo, que me fez pensar em muitas coisas, dentre elas como o ser que é humano, pode surpreender a cada dia, em especial usado algo que está intrínseco - a sua CRIATIVIDADE. 

O vídeo acima é resultado de um concurso realizado com artistas, onde foi apenas fornecido a esses uma folha de papel  para que os mesmos pudessem desenvolver algum tipo de arte, o resultado é realmente fantástico. Ao observar o resultado ficamos realmente muito impressionados, e diga-se de passagem que na maioria das vezes não conseguimos acreditar que o simples pode render tantas coisas bonitas e interessante, isso é o que me encanta no ser HUMANO. 

Citando Torrance apud Minicucci (p.9, 1998) - "Criatividade é um processo que torna alguém sensível aos problemas, deficiências, hiatos ou lacunas nos conhecimentos, e o leva a identificar dificuldades, procurar soluções, fazer especulações ou formular hipóteses, possivelmente modificando-as, e a comunicar os resultados."

Nesse universo artístico, somos sempre surpreendidos. Acabei de me lembrar quando fui na exposição "Mestres Espanhóis" aqui em minha cidade - Vitória/ES, com meus queridos alunos da E.E.E.F.M. Silvio Egito Sobrinho, no ano de 2011;  quando fomos direcionados a sala onde encontravam-se as obras de Joan Miró (1893-1983), muitos alunos comentaram que eles quando eram crianças desenhavam igualzinho, mas ninguém disse que era arte. 

Achei engraçado seus comentários, e me lembrei que Miró no final de sua vida pinta como uma criança, trazendo a simplicidade em suas obras, ele alegava: "a forma nunca é uma coisa abstrata: é sempre o símbolo de alguma coisa", (KRYSTAL, p.180, 2003).

E por falar em criança, esse ser que possui uma sensibilidade incrível, vale lembrar que ela sempre terá necessidade de criar algo assim como os adolescentes. Incrustado nesse processo ambos - criança e adolescente, irão se sentir feliz, feliz por está construindo e produzindo alguma coisa, com o auxilio de suas mãos, estruturando, inventando e dando forma aos materiais que estão a seu alcance, caso isso não ocorra o processo é inverso, eles destroem. Destrói para tentar construir algo novo e que seja mais agradável.


Fotos de alguns alunos e professores que foram prestigiar a exposição "Mestres Espanhois" - 2011


Como não nos foi permitido tirar fotos no interior da exposição fica aqui a foto da entrada



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...