Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vila Rubim

Ontem fui até o mercado no centro da cidade, local para nós aqui conhecido como "Vila Rubim", ou "Mercado da Vila Rubim", um local onde há várias coisinhas interessantes.  

O local serve como atrativo turístico aqui no estado do Espírito Santo, já que é de fácil acesso para quem está  a passeio no centro da cidade, afinal Vitória é uma cidade linda e pequena, onde você consegue ir e vir com muita facilidade pelas ruas do centro não correndo risco de se perder e ir parar sabe-se lá onde. 


Com o seu surgimento a partir da década de 40, o "Mercado da Vila Rubim" , que nesse período funcionava a céu aberto, hoje conta com uma grande rede de lojas, dos mais variados produtos, dentre eles:  produtos para artesanato, artigos religiosos, casas de panelas de alumínios, peixarias, casas de doces, casa de descartáveis, casa de artigos para pesca, mercados especializados em grãos, casas de fogos de artifício, e mais algumas coisinhas que a gente acaba esquecendo.  Bom vale lembrar que o mercado da Vila Rubim, nem sempre foi o que é hoje, no ano de 1994, 20 toneladas de fogos de artifício e barris de pólvora que estavam estocados em três andares de uma das casas que vendiam fogos de artifícios, explodiram, provocando um incêndio de grande proporção que deixou 26 feridos e quatro mortos. C

om a explosão e o incêndio, 38 lojas situadas no Mercado da Vila Rubim foram destruídas - galpões 2 e 3, além de 110 boxes, 11 lojas localizadas fora do mercado e sete veículos estacionados no local ou que passavam pela Avenida Duarte Lemos, próxima ao mercado. Após a explosão muitos comerciantes chegaram a ocupar até quatro espaços provisórios.

Hoje após todos esses anos, sempre que vou ao mercado da Vila Rubim, me lembro da cena na TV,  das pessoas chorando, pelo que perderam - pessoas e bens, das pessoas questionando como aconteceu  o incidente, o fato é, se eu, não tivesse visto o que aconteceu eu não acreditaria na proporção do acidente, realmente não foi bonito. Mas, ainda bem que com o passar dos anos, muita coisa vai se modificando, e o mercado da Vila Rubim, foi uma delas, hoje a estrutura é ótima e as lojas são muito legais para encontrar coisas bacanas e com um preço muito bom. 

Foto do interior do mercado da Vila Rubim


E por falar em encontrar coisas bacanas,  quando fui ao Mercado da Vila Rubim ontem, a minha intensão era comprar sementes para fazer um trabalho artesanal que estou desenvolvendo atualmente, bom confesso que me senti igual a um pinto no lixo, encontrei as sementes que queria e um pouquinho a mais, comprei - linhaça dourado e comum, gergelim, feijão vermelho pequeno, anis que adoro, pimenta síria, feijão branco, mostarda, sagu e mais umas coisinhas que no momento eu esqueci o nome, o resultado dessas "comprinhas" está nas fotos abaixo, eu sou suspeita em falar, porque eu na verdade adorei, achei o resultado fantástico. 


Mandala 1 

Mandala 2 

 
Mandala 3

 Mandala 4

"O mandala tem seu movimento, seu som e sua cor que é individual" (CATARINA, p.26, 2009).



Dicas de leitura:

- CATARINA, Maida Santa. Mandala: O uso na Arteterapia.Rio de Janeiro: Wak ed., 2009. 
- FIORAVANTTI, Celina. Mandalas: Como Usar a Energia dos Desenhos Sagrados. São Paulo: Pensamento, 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...